Pesquisadores maranhenses lançam o livro “A Imagem na Idade Mídia”   Leave a comment

O Centro Cultural Odylo Costa Filho abre suas portas nesta quarta-feira, 10 de novembro, para o lançamento do livro  “A Imagem na Idade Mídia: mediações na imagem e o popular contemporâneo” que reúne uma série de artigos sob a organização do músico, fotógrafo e professor  Marcus Ramúsyo de Almeida Brasil.

Trata-se de uma compilação de artigos em que se destaca o enfoque multidisciplinar sobre o tema da imagem. Os autores que compõem a coleção de artigos provem de áreas de atuação diferenciadas, o que proporciona ao livro uma abertura no campo de interesse da imagem. Estão presentes temáticas que abrangem desde a área da política, do design e do jornalismo , até as áreas das artes plásticas, do turismo e da religião – o ponto de coincidência entre todas as abordagens está na centralidade do estudo da imagem e sua importância na sociedade atual. O livro é resultado de edital lançado pela FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão) no ano de 2009.

O compêndio é composto pelos seguintes artigos e respectivos autores: “‘Viva Oxalá’ e as bordas: uma experiência periférica na estética televisiva”, de Marcus Ramúsyo de Almeida Brasil; “O designer e a produção de sentido na construção de iconografias”, de Raquel Gomes Noronha, professora do curso de Design da UFMA, responsável pelo projeto gráfico do livro; “Funções da foto nas páginas de jornal: discursividade e auto-referencialidade da imagem fotográfica”, da fotógrafa, jornalista e pesquisadora Carolina Libério; “O Manto da Apresentação de Bispo do Rosário: uma poética em processo”, de autoria do artista plástico e professor José Almir Costa Valente Filho; “A ocupação dos vazios urbanos pelos grafitis no Centro Histórico de São Luís”, do jornalista, fotógrafo, músico e pesquisador Bruno Soares Ferreira; e “Patrimônio Cultural: a estetização da mercadoria no campo midiático”, de autoria da doutoranda em políticas públicas, Geórgia Patrícia da Silva

O lançamento – Uma das ideias centrais durante o lançamento do livro será a da articulação entre o conteúdo teórico presente nos artigos e as demais atividades artísticas e culturais desenvolvidas pelos autores. A apresentação de fotografias, a execução ao vivo de uma pintura e o diálogo desta expressão com a música ilustram a transversalidade das práticas dos autores e o diálogo possível nos mais diferentes níveis de expressão – da  escrita ao fazer artístico.

Durante o lançamento que inicia às 18h, o artista plástico Almir Valente fará uma performance artística, pintando um quadro ao vivo. A performance será acompanhada por pocket show da banda Coletivo Gororoba. Também será realizada uma exposição fotográfica composta por imagens realizadas por autores do livro e Eduardo Cordeiro.

Publicado novembro 8, 2010 por carlosbenalves em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: