Documentário estreia nacionalmente nos Cines Mais Cultura   Leave a comment

“Terra Deu Terra Come” entra, ao mesmo tempo, em circuito comercial e cineclubista apoiado pelo MinC

Você sabia que um filme brasileiro vai entrar em circuito comercial e cineclubista ao mesmo tempo? Essa nova possibilidade de distribuição de obras audiovisuais vai ser colocada em prática a partir desta sexta-feira, 1° de outubro, no lançamento nacional do documentário “Terra Deu, Terra Come”, de Rodrigo Siqueira. Isso foi possível graças a uma parceria estabelecida entre o Ministério da Cultura e a produtora 7Estrelo. Ao mesmo tempo em que o filme estreia na Sala 1 do Espaço Unibanco de Cinema, em São Paulo, ele também será exibido nos 821 Cines Mais Cultura espalhados por todo o país.

“A ideia é de que esta parceria incentive o audiovisual brasileiro cultural, ou seja, os curtametragistas, os documentaristas e os cineclubistas”, explica Rodrigo Bouillet, coordenador de Rede do Cine Mais Cultura. “Trata-se de uma cadeia econômica do audiovisual com características próprias (bem diferente das salas comerciais de cinema), que precisa ser conhecida e fortalecida. A iniciativa dos produtores e do diretor de ‘Terra Deu Terra Come’ é importantíssima neste sentido”.

Nesta parceria inédita, a produtora enviou uma cópia em DVD de “Terra Deu, Terra Come” para cada unidade do Cine Mais Cultura, além de cartazes para divulgação e postais. São materiais que vão fazer parte do acervo dos cineclubes, portanto, não precisam ser devolvidos. Por outro lado, foi sugerido que cada Cine faça pelo menos uma exibição do filme e escreva um relatório informando, entre outros detalhes, quantas pessoas estiveram presentes. Este público vai ser contabilizado oficialmente, junto com o das sessões comerciais.

O MinC também recomenda que seja realizada outra sessão durante a Semana da Consciência Negra, de 15 a 20 de novembro. É bom ressaltar, contudo, que a exibição de “Terra Deu, Terra Come” nos Cines é apenas uma sugestão. A programação de cada unidade é independente. Vários cineclubes de todo país já confirmaram sessões para o dia 1° de outubro. Entre estes estão o Barracão Cine Clube (Maceió – AL), o Cine Mais Cultura Juará (Juará – MT), e o Cine Clube Calibre 12 (Larges – SC).

As sessões no circuito cineclubista são gratuitas. Mesmo sem ter a possibilidade de qualquer ganho financeiro, a forma pioneira de distribuição animou Rodrigo Siqueira. “Quando é que poderia sonhar em ver o meu filme chegando no Acre?”, destaca o diretor. “Fico contente em ver o filme finalizado após anos de produção e mais ainda satisfeito em contribuir para que ele seja visto”. Para Rodrigo, as salas comerciais e os Cines Mais Cultura não disputam o mesmo público, mas sim promovem exibições complementares que vão ajudar no boca-a-boca de “Terra Deu, Terra Come”, o que deve favorecer a procura pelo filme.

Sinopse – “Terra eu, Terra Come” narra a história de Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, que comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, morto aos 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos, que nos põem em dúvida o tempo inteiro. A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea, uma auto “mise-en-scène” instigante.

A produção foi vencedora do Prêmio CPFL Energia É Tudo Verdade “Janela para o Contemporâneo” de 2010. E também o Troféu Cidade de Gramado de Melhor Filme, da Mostra Panorâmica do Festival de Cinema de Gramado deste ano.

Publicado setembro 30, 2010 por carlosbenalves em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: