“Lula” representa o Brasil na disputa do Oscar   Leave a comment

Uma comissão de notáveis indicados pelo Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Agência Nacional de Cinema do Brasil e Academia Brasileira de Cinema, escolheu o longa “Lula – O filho do Brasil”, do diretor Fábio Barreto, como representante da pátria mãe-gentil na disputa por uma das vagas no Oscar, na categoria de melhor filme estrangeiro.

Oras, por mais que um filme sobre o atual presidente seja bem feito e tenha méritos artísticos e técnicos para ser o escolhido, é óbvio que a escolha está pautada mesmo é na popularidade do ex-metalúrgico, tanto aqui quanto pelo mundo a fora.

Lula é hoje uma figura conhecida e respeitada no cenário internacional. Por isso, ter um filme com a sua biografia na disputa do Oscar, é colocar o peso de toda uma trajetória política sobre a cabeça dos jurados, por mais isentos que possam ser.

A comissão responsável pela escolha foi a seguinte: a produtora Mariza Leão Salles de Rezende, Cássio Henrique Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardet, Leon Cakoff, Márcia Lellis de Souza (Tata) Amaral, além de Roberto Faria.

Se “Lula – O filho do Brasil” conseguir o que até hoje nenhuma outra película brasileira conseguiu – o Oscar – não saberemos  por que méritos o “cinema nacional” chegou lá.

Vamos aguardar o próximo dia 27 de fevereiro, para sabermos se o filme estará entre os cinco selecionados para a disputa final.

O certo, é que na primeira disputa de preferência, a popularidade de “Lula” não foi das melhores. O filme só atingiu 1% da preferência dos internautas que participaram de uma enquete da página do Minc.

Os preferidos do público foram dois filmes com temática espírita, “Nosso Lar”, de Wagner Assis, com 70% e “Chico Xavier”, de Daniel Filho, com 12% da preferência.

Ou seja, nessa eleição, “Lula” ganhou no tapetão!

Publicado setembro 23, 2010 por carlosbenalves em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: