UFMA lança coleção de livros no Palácio Cristo Rei   Leave a comment

Evento marca o lançamento da Coleção CCSo Teses & Dissertações 2010

A Universidade Federal do Maranhão realiza nesta quinta-feira, 23 de setembro, o lançamento de uma série de livros que fazem parte do programa editorial do Centro de Ciências Sociais.
No evento que acontece no Palácio Cristo Rei, a partir das 18h, serão apresentados ao público as primeiras seis das doze publicações contempladas pelo edital referente à Coleção CCSo – Teses & Dissertações.
Os livros perpassam por temas como política, sociedade, pobreza, educação, comunicação e terceira idade.
A iniciativa é uma valorização do trabalho de pesquisa dos professores da UFMA realizados em seus estudos de pós-graduação.
Todas as obras foram publicadas pela EDUFMA, que recentemente recebeu uma série de melhorias através da aquisição de novos equipamentos, como fortalecimento da política editorial da UFMA.
E por se tratar de um programa de publicação realizado por meio de edital, as teses e dissertações selecionadas ganham ainda mais relevância, pois foram escolhidas por um conselho editorial, com base em um instrumento claro de seleção.
Confira abaixo a relação dos livros a serem lançados e um resumo de cada obra:

Fome de pão e de beleza: pobreza, filantropia e direitos sociais
Profª. Dra. Maria do Socorro Sousa de Araújo

A partir de uma perspectiva que busca dar conta da fronteira entre filantropia e direitos sociais, a autora nos conduz por uma análise do denominado “Fome Zero” como expressão do movimento pendular entre políticas estruturais, ações emergenciais e mobilização social.  A diferença entre filantropia e direitos sociais é percebida, não através de binarismos, mas como sugere Hall, como place de passage e significados que são posicionais e relacionais, sempre em deslize ao longo de um espectro sem começo nem fim.
———————————-
Reforma do Ensino Médio
Profª Drª Maria José Cardozo

O livro sobre a reforma do ensino médio brasileiro situa-se no contexto da atual crise do capital, num momento em que a chamada acumulação flexível vem provocando mudanças significativas no emprego, no mercado de trabalho, nas formas de representação sindical e política dos trabalhadores e nos perfis de qualificação e formação dos trabalhadores.
———————————-
O Dissídio das Vozes
Prof. Dr. Francisco Gonçalves da Conceição
Este livro é resultado de pesquisa desenvolvida sobre a racionalização das práticas discursivas dos jornais, aqui entendidos como instituições e produtos, e a regulação de espaços públicos na sociedade brasileira. Para efeito desta investigação, o autor tomou como referência específicos processos de racionalização empreendidos pelos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo, a partir dos anos 80 e 90. Nesse período, os jornais produziram e disponibilizaram para o grande público, através da venda em rede de livrarias, seus manuais de redação e estilo, que podem ser classificados por tecnologias de produção discursiva.

—————————————
Crianças Diagnosticadas com TODA/H
Profª Drª Marilete Geralda da Silva

A autora focaliza as relações entre as expectativas dos pais e a sua participação na escola, analisando a complexidade dessas relações. O interesse deste trabalho é fornecer indicações para os pais das crianças que estão, geralmente, muito sensibilizados pela situação. Estão tão mobilizados pela agitação e imprevisibilidade do cotidiano, que têm dificuldades de avaliar suas expectativas e de como podem participar da escolarização sem atrapalhar a aceitação de seus filhos. Permite aos professores entender melhor seus alunos e as respectivas famílias. Efetivamente, para os professores, as crianças com TDAH não correspondem aos alunos ideais, mas a seu exato contrário. São desatentos, irrequietos, não conseguem ficar parados, nem sentados. Apesar de poder aprender e, geralmente, não apresentar atrasos intelectuais, eles perturbam a situação escolar clássica. Às vezes, são considerados alunos muito mais difíceis que crianças deficientes mentais, com menos possibilidades de aprendizagem, mas bem mais sossegadas.

————————————————-
Estado, Mídia e Oligarquia
Prof. Dr. Carlos Agostinho A. Macedo Couto

O trabalho que aqui se desenvolve pretende expor a relação dos meios de comunicação de massa com o mundo da política, com os partidos políticos, com o Estado e com as possibilidades de conquista e/ou manutenção do poder a partir da utilização desses meios, tendo como base as relações do poder instituído e de grupos político-partidários com veículos de comunicação do estado do Maranhão.

————————————————-
Memórias de Leitura de Pessoas Idosas
Profª Ms. Silvana Vetter

Investigar as memórias de leitura de pessoas idosas é revivescer o passado. Para isso recorremos à História Oral com o intuito de buscarmos o entendimento das memórias de leitura dessas pessoas, organizando as diferenças, ausências e conquistas relatadas por elas, através de categorias como: história cultural, oral e de vida; aspectos sociais da memória; aspectos sócio-históricos e memória da educação; leitura e pessoas idosas.

SERVIÇO
O Que: Lançamento de livros dos professores do CCSo – UFMA
Onde: Palácio Cristo Rei, Praça Gonçalves Dias.
Quando: Dia 23 de setembro, quinta-feira, às 18h.

Publicado setembro 21, 2010 por carlosbenalves em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: