Escolas poderão ser obrigadas a exibir filmes nacionais   Leave a comment

Publicado em http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/150250-ESCOLAS-PODERAO-SER-OBRIGADAS-A-EXIBIR-FILMES-NACIONAIS.html

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7507/10 (http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=481377), do Senado, que torna obrigatória a exibição de filmes e audiovisuais de produção nacional nas escolas de ensino básico por, no mínimo, duas horas mensais. O texto insere a medida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96 – pode ser lida em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm)
Pela proposta, a exibição de filmes brasileiros deve ser componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola.

O autor da projeto, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ressalta que a ausência de arte na escola reduz a formação dos alunos e impede que sejam usuários de bens e serviços culturais na vida adulta.
“O cinema é a arte que mais facilidade apresenta para ser levada aos alunos nas escolas”, defende Cristovam. Para o senador, os jovens que não têm acesso a obras cinematográficas ficam privados de um dos objetivos fundamentais da educação: o desenvolvimento do senso crítico.
Tramitação
O projeto será analisado em regime de prioridade e em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Publicado setembro 1, 2010 por carlosbenalves em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: