8º. CONGRESSO BRASILEIRO DE CINEMA E AUDIOVISUAL É LANÇADO NO FESTIVAL DE GRAMADO   Leave a comment

Na última quarta-feira, 11 de agosto, durante o 38º. Festival de Cinema de Gramado, aconteceu o lançamento oficial do 8º. Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual.

O Congresso deste ano, que será realizado no próximo mês de setembro, em Porto Alegre, visa articular e agregar uma discussão ampla entre os mais diversos segmentos do audiovisual brasileiro.

Profissionais e especialistas de todo o Brasil, analisarão e debaterão temas como produção, infraestrutura, film comission, co-produções internacionais, pesquisa, preservação, crítica, políticas públicas, novas mídias, convergência, exibição, direitos autorais, formação, etc.

“Será sem dúvida nenhuma a grande discussão ampla e agregadora das diversas cadeias e segmentos que abrangem o audiovisual em seus aspectos mais amplos. Abrindo-se a palavra audiovisual como guarda-chuva para abrigar a produção de filmes, vídeos, desenhos animados, programas e seriados de TV, jogos eletrônicos, softwares, músicas, conteúdo para telefonia móvel e para todas as convergências digitais, em trânsito, na revolução tecnológica contemporânea”, afirma o cineasta Rosemberg Cariry, presidente do CBC. “Destas discussões sairão propostas e diretrizes que certamente nortearão a atividade para os próximos anos” conclui.

É significativo o fato do 8º. Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual deste ano ser realizado em Porto Alegre. Isto porque em 2010 comemoram-se exatos 10 anos da realização do 3º. Congresso, que foi um marco histórico da integração dos profissionais e das diretrizes do setor, evento este realizado justamente na capital gaúcha. 

Sob o tema “O que nos separa já sabemos, mas o que nos une?”, o 8º. Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual abre suas discussões a todos os interessados, associados ou não ao CBC, sem restrições. 

E tem como Presidente de Honra o cineasta Nelson Pereira dos Santos, um dos nomes mais respeitados, premiados e reverenciados da cinematografia brasileira.

Sobre o CBC

Congresso Brasileiro de Cinema – CBC – é uma associação de entidades brasileiras da área do cinema e do audiovisual, fundada em 2000.
Nos anos 1950, houve dois encontros nacionais da comunidade cinematográfica que se tornaram conhecidos como “Congressos Brasileiros de Cinema”. Meio século depois, quando um grupo de cineastas buscou retomar a idéia de um amplo encontro que pudesse encaminhar um consenso possível para o cinema do país, o nome escolhido foi o mesmo. A partir de 2000, o Congresso Brasileiro de Cinema tornou-se um encontro periódico, decidindo-se no mesmo ano, pela criação de uma entidade estável, com sede, estatutos, diretoria e existência não restrita ao período dos encontros.

Publicado agosto 18, 2010 por carlosbenalves em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: