Último dia para o “Revelando os Brasis”   Leave a comment

O nosso país é conhecido mundialmente pela sua grandeza territorial e por sua diversidade cultural. Entretanto, muitas das características brasileiras ainda estão por ser reveladas.

É com esse objetivo de aumentar os diferente modos de perceber o nosso país que o programa “Revelando os Brasis” chega à quarta edição.

Trata-se de um projeto de investimentos com o patrocínio da Petrobrás para produção audiovisual em municípios com até 20 mil habitantes.

Os participantes devem ser maiores de 18 anos e precisam comprovar residência no município tema do vídeo. As histórias podem ser as mais diversas, ficcionais ou documentais.

É importante destacar que quem já foi contemplado nas edições anteriores não poderá participar desta vez.

Mas quem quiser concorrer tem que se apressar, pois as inscrições terminam amanhã, 30 de julho.

Abaixo segue o regulamento completo do programa:

Regulamento
.
I – Objetivos
O Concurso de Histórias Para Realização de Vídeos Digitais de Curta-Metragem em municípios com até 20 mil habitantes tem por objetivo promover processos de formação e inclusão audiovisuais, através do estímulo à produção de vídeos digitais. O projeto contribuirá para a formação de receptores críticos e para a produção de obras que registrem a memória e a diversidade cultural do país, revelando novos olhares sobre o Brasil.
II – Quem pode participar
• O concurso é direcionado a qualquer brasileiro ou brasileira, que tenha no mínimo 18 (dezoito) anos completos, com interesse na atividade audiovisual e residente em municípios com até 20 mil habitantes, sem necessidade de experiência anterior na área;
• É vedada a participação de selecionados no Projeto Revelando os Brasis Ano I,Ano II e Ano III;
• A lista completa dos municípios contemplados por esse concurso, o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis nos sites www.revelandoosbrasis.com.br, www.cultura.gov.br.
III – Como concorrer
O concorrente deverá obter o regulamento e o formulário de inscrição/redação da história (disponíveis para impressão nos endereços eletrônicos acima citados), e seguir os seguintes passos:
• Imprimir o formulário de inscrições, preencher os dados solicitados e redigir a história (datilografada, digitada ou escrita a mão em letra legível). O concurso aceita a inscrição de qualquer história real ou de ficção criada pelo concorrente. Somente histórias originais podem concorrer.
• Juntar, em um único envelope, o formulário de inscrição/redação da história (devidamente preenchido); cópia do RG e do CPF; comprovante de residência atual em nome do autor da história (conta de luz, água ou telefone);
• Enviar, até 30 de julho de 2010, obrigatoriamente via Correio, para a Caixa Postal 5067 – CEP 29045-970 – Vitória/ES;
• As inscrições postadas fora do prazo estabelecido serão desconsideradas;
• Quem não possuir comprovante de residência atual (conta de luz, água ou telefone) em nome próprio deve providenciar, junto ao proprietário do imóvel, uma declaração de residência registrada em cartório, comprovando que reside no endereço da conta apresentada. O comprovante de residência e a declaração do proprietário devem ser enviados para inscrição. Quem reside em moradia de aluguel pode enviar uma cópia do contrato de aluguel, desde que no contrato conste o nome do autor da história como inquilino.
IV – Da Seleção das Histórias e do Curso de Formação
A seleção das histórias será realizada por uma comissão de especialistas na atividade audiovisual que escolherá 40 (quarenta) histórias, levando em consideração o grau de criatividade do texto.
O curso de formação será coordenado pelo Instituto Marlin Azul.
Os concorrentes selecionados serão automaticamente inscritos no Curso de Formação, que será realizado nas condições e normas abaixo descritas:
1ª etapa: Curso de Formação Básica
• Duração: 12 (doze) dias corridos Local: Rio de Janeiro – RJ;
• Data: de 20 de setembro a 1 de outubro de 2010;
• As 40 pessoas selecionadas deverão obrigatoriamente participar do curso de formação para a realização dos vídeos propostos em cada história. A não participação no curso de formação implicará na imediata exclusão do selecionado no projeto.
2ª etapa: A Captação das Imagens
• Duração: até 06 (seis) dias corridos;
• Local: município de origem do selecionado;
• Data: todas as captações serão realizadas até o mês de janeiro de 2011.
Cada selecionado, após participação no curso de formação básica, retornará a sua cidade para a captação das imagens, a partir do roteiro desenvolvido no curso.
3ª etapa: Edição/Finalização do Vídeo
• Duração: até 06 (seis) dias corridos;
• Local: produtoras regionais contratadas;
• Data de finalização: todos os vídeos serão finalizados até janeiro de 2011;
• Cada selecionado terá equipamento de edição digital disponível por até 6 (seis) dias corridos para finalizar o vídeo, orientado por um profissional da área;
• A duração máxima de cada vídeo deverá ser de 15 minutos;
• A organização do concurso fornecerá a infra-estrutura necessária à participação do selecionado no curso de formação, bem como à realização do vídeo (transporte, alimentação, alojamento, equipamentos, serviços).
V – Organização
A realização do Projeto Revelando os Brasis, em todas as suas etapas, é de responsabilidade do Instituto Marlin Azul.
As questões não previstas neste regulamento serão decididas pela coordenação geral do concurso.

Publicado julho 29, 2010 por carlosbenalves em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: